Mediação

A Mediação, conceituada pelo Conselho Nacional de Justiça, é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais, ou complexos. Sendo um procedimento estruturado, não tem um prazo definido, e pode terminar ou não em acordo, pois as partes têm autonomia para buscar soluções.
     De acordo com Tania Almeida: 

“A mediação é um processo orientado a conferir às pessoas nele envolvidas a autoria de suas próprias decisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas. É um processo não adversarial dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação, transformando um contexto de confronto em contexto colaborativo. É um processo confidencial e voluntário no qual um terceiro imparcial facilita a negociação entre duas ou mais partes onde um acordo mutuamente aceitável pode ser um dos desfechos possíveis”. (Apud BREITMAN, Stella; PORTO, Alice C. Mediação familiar: uma intervenção em busca da paz. Porto Alegre: Criação Humana, 2001, p.46.)
judiciário, a mediação é um procedimento consensual que se utiliza de método psicológicos para que o mediador intervenha na comunicação das partes em litígio a fim de ajudá-las a analisar o real interesse que está originando o impasse e impedindo a composição e, com isso, viabilizar um acordo entre elas. Scolari e Sequeira atua na mediação, facilitando a comunicação das partes e auxiliando-as a alcançar um resultado proveitoso e benéfico para ambas as partes.


Av. Rio Branco, nº 147, grupo 1809
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP.: 20040-910
(21) 2084-3478 . (21) 2508-6712

R. Paulo Froes Machado, nº 52, sala 402
Centro - Nova Iguaçu - RJ
CEP: 26255-170
(21) 2084-3478